quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tirando dúvidas sobre o uso da massa de biscuit!!!!!!


Depois de tirar suas dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit é hora de esclarecer sobre o uso dessa massa, veja aqui as principais dúvidas:
Quais tintas podem ser utilizadas para tingir a massa?
Pode-se usar tinta à óleo (mas é tóxica), tinta para tecido (para obter cores claras) e corante para látex (Suvinil ou Globo).
Por que em trabalhos feitos com massa tingida, depois de secos, a cor escurece?
Ao tingir a massa, procure deixar numa tonalidade abaixo da cor desejada, porque é normal escurecer de 2 a 3 vezes mais depois do trabalho seco.
Por que quando tinjo a massa em tons claros, o trabalho fica transparente?
Quando tingimos a massa com tons claros, devemos colocar um pouco de tinta a óleo branco de titânio (de acordo com a quantidade a ser tingida), porque o mesmo deixa a massa ficar leitosa e sem transparência.
Na hora de trabalhar com a massa de biscuit o que devo fazer para que ela não resseque?
Devemos mantê-la sempre embalada em saco plástico e tirar da embalagem apenas a quantidade de massa a ser utilizada. Quando o trabalho necessita de grande quantidade de massa já esticada, devemos mantê-la sempre coberta com plástico para o ar não ressecá-la. Além disso é importante ficar em locais que não tenham fortes correntes de ar (como próximo de janelas).
Por que quando faço modelagem, principalmente de bolinhas, a massa fica com rachaduras e não consigo uni-la uniformemente?
Ao fazer modelagem, principalmente de bolinhas, devemos enrolar com a palma da mão, apertando e pressionando fortemente, para que fique uniforme e sem fendas.
Qual cola devo usar para unir as partes e também para fixar a massa em tampas e vidros?
Para colar em tampas de plástico ou em vidro você pode usar cola branca comum. O mesmo vale para unir uma parte com outra.
Quando faço tiras com a extrusora, elas saem arrepiadas, por que isso acontece?
A massa ao sair da extrusora fica arrepiada porque está com grumos por dentro. Geralmente isso acontece quando ela é feita no fogão. Para que isso não ocorra, a massa deverá ser bem sovada antes de ser colocada na extrusora. Ela deve estar bem trabalhada e lisa. Observe também se não há resíduos de massa seca dentro da extrusora.
Quanto tempo demora para secar uma peça de biscuit?
A secagem depende do tamanho do trabalho, um imã de geladeira, por exemplo, demora em média 24 horas para secar por completo.
Por que o trabalho, ao secar, empena deixando a peça torta?
Quando trabalhamos com peças lisas e grandes, devemos deixá-las secar com um peso em cima (lista telefônica por exemplo), para não deformar a peça. A massa de biscuit ao secar encolhe aproximadamente 20%.
Como acelerar o processo de secagem das peças em biscuit?
O correto é que as peças sequem ao ar livre, pois deste modo elas secam por inteiro. Através de outros métodos, o trabalho seca superficialmente e o seu interior ainda fica úmido, correndo o risco do aparecimento de bolor. Secador de cabelos, ventilador ou secadora de roupas podem ser usados para acelerar o processo de trabalhos com espessura fina.
Qual é o verniz que pode ser aplicado para dar acabamento ao biscuit?
Dependendo do trabalho feito, deixe a peça secar e aplique verniz geral, vitral, madrepérola ou goma laca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário